domingo, 5 de abril de 2009

Hard Rock

Cabelo. Guitarra. Muito cabelo. Vozes estridentes (e lindas). Mais cabelo. Calças apertadas. Cabelo e mais cabelo. Sexo, drogas, bebidas e só mais um pouquinho de cabelo. Venerem o estilo que fabricou os cabeludos mais lindos de todos os tempos: o bom e velho Hard Rock.

Vou começar como quem conta um conto de fadas...Era uma vez o Led Zeppelin, banda considerada "blues" mas que definitivamente deu vida ao Hard. Tu achas que cabeludos eram considerados rockeiros na época? Que nada, eram todos hippies.
Robert Plant (vocal do Led) foi quem construiu a ponte de ligação do Rock 'n roll com os cabeludos. Com um estilo bem original, o LZ "inventou" a fórmula que mesmo com o final da banda, dominou no showbizz até meados dos anos 90: um puta guitarrista, cabelo, cabelo, cabelo, ah aquilo tudo que você leu no começo dessa historinha.
Isso mesmo, tudo aquilo que até hoje faz a alegria de garotas caçadoras do espírito headbanger.
Com pouca diferença de épocas, também surgiu o KISS, a famosa banda dos mascarados loucos que cuspiam sangue. Mas não se deixem levar pela aparência meninas, depois de escutar a música FOREVER vocês passarão a achá-los fofinhos (quem já escutou sabe do que estou falando).
Com o esquema de palcos gigantescos, mais pra circo que apresentação musical, mostrando que a loucura do ser humano não tem limites, foram ingredientes importantíssimos na receita do Hard Rock, assim como o do Glam Hard Rock (o mesmo que Hard Rock, este nome é pra destacar todo luxo do visual dos rockers). E é por isso que LZ e Kiss são considerados hoje em dia, os pais do Hard Rock.
Essa receita com ingredientes tão requintados demorou, mas saiu do forno na segunda metade dos anos 80, e com capricho. Guns n' Roses definitivamente liderava o topo do tal "Bolo Led-Kiss", mas também tínhamos Motley Crue, Skid Row, Whitesnake, e muitas outras (era O PARAÍSO), e pra ninguém ficar de fora da moda, até bandas que se destacaram mais por suas baladas, pra agradar todo mundo: Bon Jovi, Mr.Big, Scorpions (que é um "pouquinho" mais velho...), Extreme e tantas outras que não me recordo agora.
Era febre, tudo tão lindo, aiai... 30 anos de liderança Hard e Headbangers pra onde quer que você olhasse.Era tudo tão HR e maravilhoso, e depois de 30 anos, exatamente 15.552.000 segundos (gente demorei um tempão pra fazer a conta... mentira... confesso, usei calculadora...) e como todo conto-de-fadas tem sua parte ruim e sua bruxa má, o HR entrou em decadência com o final de muitas bandas e crise de Rockers que não souberam lidar com tanta farra.
A bruxa Grunge chegou e deu o golpe final no Hard, que já estava no fim. Sem dúvidas, ele deixou grandes marcas no Rock que pouco existe hoje.
Os "cabelos" se espalharam como vírus e hoje são até bem metaleiros. Mas o som que alucinou tanta gente por tanto tempo ainda está vivo nas caixas de som de todos que escutaram uma vez o Hard Rock (pois sem dúvidas, é um caminho sem volta).
Ficamos na esperança de que essa historinha siga a tradição e tenha um final feliz, que seja tipo a "Bela Adormecida" e que esse estilo acorde de um sono profundo e depois do beijo de um príncipe pra viver feliz pra sempre... por falar nisso, já to até imaginando como o príncipe vai ser lindo... bom, é esperar pra conferir.

P.S.: Gente nada contra o Grunge, o Metal e nenhuma outra banda ou estilo citado nesse texto ok? O grunge ta de bruxa má porque acabei com o HR, e apesar de deixar claro minha preferência pelo HR, eu até gosto de uma musiquinha ou outra... nada contra quem é fã!

P.S.2: Desculpem se eu esqueci de alguma banda, eu coloquei aqui as mais famosas ou as que eu particularmente mais gosto tá bom... qualquer erro ou banda importantíssima faltando, mandem-me emails que eu responderei com muito agradecimento.

Nenhum comentário: