domingo, 4 de janeiro de 2009

Fases do Rock n' roll.

. (Ozzy Osbourne e Randy Rhoads)


Costeletas até no queixo. Uma viseira, ou melhor, topete enorme, litros e mais litros de laquê, calças apertadas. Esse era o básico do fofíssimo Elvis e seus seguidores. Músicas adocicadas, uiuiui que romântico... aí começava a nascer o Rock'n roll... Quem não se lembra de uma música do Deus Elvis?
Depois o rock 'n roll que o mundo conhecia na época, surgem os Beatles. Pra quem duvida da veia rocker dos garotos é só lembrar da música "Lucy in the Sky with Diamonds" (LSD pra quem não pegou...); lembrando a forte inclinação do rock 'n roll com drogas , ou então do que aconteceu com John Lennon, que se transformou um representante da era hippie que apoiava a paz no mundo.
Mas no entanto, as coisas eram mais lights, sem riffs pesados no entanto nenhuma relação com hippies.E é por esse motivo que Led Zeppelin é e sempre foi considerada a banda que revolucionou o Rock 'n Roll, e talvez depois de ler esse "testamento" vai entender melhor porque muitos fazem essa afirmação. Chegaram de mansinho, com um quê de Janis Joplin, e construíram a ponte da onda hippie com o Hard Rock.
Difícil de relacionar? Ué, qual será o motivo de cabeludos serem taxados rockeiros?...O que liderava agora eram as calças apertadas, cabelos e guitarras. Pois é, pessoinha, se você até arrepia ao ouvir um solo, foi por esses meados que o instrumento ganhou tal prestígio.
Depois a coisa ficou mais assustadora, com Kiss e Black Sabbath.
Vai dizer que nunca escutou histórias em torno de "satanismo by Ozzy Osbourne", e se não escutou, dê uma checada na música Mr. Crowley e na história do tal que mereceu até uma música dos fofinhos... e tb não levou um susto na primeira vez que viu os carinhas do Kiss? Pois é, se não fossem as maquiagens loucas deles, não existiriam bandas Glams com muito lápis de olho e maquiagem "Axl Rose e Sebastian Bach eram adeptos... mas nada se compara ao Twisted Sister'.
Aí vieram bandas Hard Rock dos anos 80 que a maioria aqui bem conhece. Motley Crue, Guns, Skid Row, Aerosmith, Rolling Stones, um pouquinho mais velhos, coisa e tal... Rock 'n roll agitado, coisa de louco, mas também teve espaço pra bandas com um quê neo-hippie (eu tenho certeza que vc já escutou o hit No Rain, do Blind Melon, banda do gatíssimo e falecido Shannon Hoon, exemplo de seguidores de Lennon).
Só que tanta "gandaia" acabou com as bandas de Hard Rock, talvez porque tanta badalação leva à loucuras e às vezes o ego infla... vocês sabem do que estou falando. Enquanto o Glam estava acabando, apareceu o Nirvana trazendo nas costas o Grunge que deu golpe final na era dos 80's. Era a vez de deixar a Revlon triste com a baixa na compra de maquiagem... e as calças de couro foram trocadas pelas calças jeans detonadas.
Com Nirvana veio Pearl Jam, com Pearl Jam veio Alice in Chains , e juntos acabaram com as bandinhas que tentavam impregnar nas rádios. O visual era largadão, tênis All Star e bastante atitude. Ninguém se importava com a aparência (mas Kurt Cobain pintava suas madeixas...contraditório, não?).
Depois de Nirvana, sinto dizer, mas meu radar não localizou algum estilo taxado de Rock que seja digno de entrar pra história do mesmo.
Meu apelo é que não deixemos que no futuro eu me lembre dessa época como a época em que as aparências valem mais que uma boa música e em que pessoas são manipuladas a gostar do que a MTV às seis da tarde exibe. E também induzidas a gostar de Rock se for moda, mas um rock estranho, disfarçado de um tal de New Metal.
Cadê a atitude?
Cadê os bons músicos?
Onde estão as grandes músicas?
Por onde anda o resto dos acordes?
Te garanto que não vai o encontrar em Limp Bizkit e muuuito menos em Blink 182, que vivem de zoar em Boy GROUPS (groups, pois uma band tem que ser composta de músicos), mas na verdade não se diferenciam muito deles... e acordes e conhecimentos musicais são muito escassos em bandas de americanos idiotas que não sabem nem a regra de pestana.
Quem gosta do estilo, não peço desculpas.
Felizmente, ainda existem pessoas que amam o Rock'n Roll de verdade e sabem que não é uma ondinha ridícula que vai acabar com o ele.
Mas, infelizmente, vivem do passado a maioria de todas essas pessoas que apreciam qualquer dos estilos descritos como autênticos.
Termino esse texto como muitos outros, na esperança de um salvador pra resgatar o Rock 'n' Roll, que nunca vai morrer, mas anda em coma...

Nenhum comentário: